quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Hoje é o dia da procissão

Hoje é o dia da procissão de São Sebastião. Inicialmente, convêm-nos conhecer a etimologia das palavras “procissão” e “Sebastião”. Procissão vem do latim processione e significa “cortejo”, “acompanhamento”. Já Sebastião deriva do grego sebastós, significando “divino”. Conseqüentemente, poderíamos dizer que hoje é o dia de acompanhar o divino santo.

Deixemos o estudo etimológico de lado e falemos dessa maravilhosa tradição. A cada ano a procissão de São Sebastião vem ganhando mais adeptos. São pessoas de vários lugares do estado, principalmente das regiões circunvizinhas. Pessoas que, em sua maioria, vêm pagar promessas, agradecer e homenagear o Santo pela graça alcançada. Saindo do Alto que leva o seu nome, percorre todo o centro da cidade, culminando na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, a Matriz, onde a fé de todos os devotos eleva-se aos céus, ao mesmo tempo em que são entoados os cânticos ao nosso padroeiro.

Afora isso, Limoeiro não seria a cidade que é, alegre, religiosa e cheia de vida, não fosse o culto a São Sebastião. Isso porque, só para lembrar, são 115 anos de muita fé. Quantos de nossos antepassados não o cultuaram? Milhares. E quantas graças não já foram perpetradas no coração e na vida dos devotos? Incontáveis. A tradição mostra-se forte.

Assim, não poderíamos deixar de falar o quão esse mártir e santo cristão significa para todos os que lutam e clamam por justiça e paz de espírito. Assim, lembremo-nos do que Jesus falou a seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 16.24,25).

Viva São Sebastião!

Wallace C. C. Albuquerque
Jornal da Festa - Jan/2007