quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Conjunção

Ávida por algo sui generis
Tu querias mais
Uma [poesia] que fosse direta
Que tocasse teu coração
Intensa e sublimamente
Ei-la!
E o brilho das estrelas que te mostrei
Naquela conjunção com Dona Lua
Trouxe-me a originalidade
Que eu tanto procurara
Nos recantos da minh'alma
Quando estava tão perto de mim
Em ti.

domingo, 7 de setembro de 2008

Momento poético: Sete vezes sete (7 X 7)

Sete anos de um sete de setembro
Não tão distante quanto o meu olhar
Que vagava na imensidão do teu universo
Um dia após as loucuras e devaneios

Amor que desabrochou para viver intensamente
Viver uma vida cheia de mil encantos
Pois quando se ama de verdade
Esquece-se da própria existência

Agora, próximo daquele pássaro de sete anos
Que canta alegremente para mim
Como uma velha balada dos Beatles
Grito a longos haustos: Te amo!

Wallace Campos
7 de setembro de 2008

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Meus oito anos

"Meus oito anos", poema de autoria de Casimiro de Abreu, reflete bem a saudosa infância que os anos não me trazem mais. Acredito não haver coisa melhor na vida do que uma infância bem vivida. Brincadeiras de rua, empinar pipa, futebol com amigos, desenhos animados, brigas tolas, enfim, tudo é tão puro e bom que enquanto vivemos não podemos mensurar o quanto isso é importante em nossa vida. Quando criança idealizamos como seríamos aos 20 anos; já aos vinte temos imensa saudade dos tempos idos. Como já tenho uma filhinha (Clarice) de 8 meses, tentarei proporcionar a ela uma infância ainda melhor que a minha. Em breve, mais memórias...

Meus oito anos
Casimiro de Abreu

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d'amor!

Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d'estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minhã irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
— Pés descalços, braços nus —
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Fogo Morto: Uma obra prima.

Um livro que li no último ano do ensino médio, em meados do ano 2000, e que fiquei maravilhado foi "Fogo Morto", de José Lins do Rego. Obra que retrata a decadência do cenário açucareiro nordestino. Abaixo breve resumo para quem se interessar.



Fogo Morto é dividido em três partes. Cada uma delas traz no título o nome de um dos três personagens principais do romance. Mas as três partes se entrecruzam, os personagens aparecem ao longo de todo o livro.

O coronel Lula de Holanda, senhor de engenho inepto e decadente, o mestre José Amaro, seleiro pobre e orgulhoso, e Vitorino Carneiro da Cunha, o papa-rabo, herói quixotesco, defensor estabanado dos oprimidos. É Vitorino, misto de Dom Quixote e Sancho Pança, em suas andanças e na sua busca ingênua de justiça, quem estabelece as relações entre todas as personagens, servindo como ponto central da narrativa.

Primeira Parte: O Mestre José Amaro

A primeira parte do romance centra-se na casa, à beira da estrada no engenho Santa Fé, do Mestre José Amaro, seleiro orgulhoso e machista, que recusa-se a ser dominado por qualquer um, só trabalha para quem escolhe e admira o cangaceiro Antônio Silvino.

Boa parte deste trecho da obra se constrói através dos diálogos travados por José Amaro com os passantes. Entre estes está o compadre Vitorino Carneiro da Cunha, apelidado pelas crianças de Papa-rabo. O Mestre irrita-se com o Coronel Lula de Holanda, dono das terras em que mora, e que sempre vê cruzando a estrada em seu cabriolé, sem jamais parar para cumprimentá-lo.

Vai adiando, portanto, atender ao chamado do Coronel para que vá com ele conversar na casa grande. Vemos o lento processo de enlouquecimento de Marta, sua filha, em quem José Amaro bate para tentar curar.

O Mestre recebe uma encomenda de compras de Antônio Silvino e sente-se muito orgulhoso em poder ajudá-lo. Seu caráter fechado e ranzinza vale-lhe a fama de se transformar em "lobisomem", e as pessoas temem encontrar com ele à noite. Por fim, tem que mandar a filha para o hospício em Recife e acaba por atender ao chamado do coronel Lula, que lhe ordena que se retire de suas terras.

Segunda Parte O Engenho de Seu Lula

No início da segunda parte do livro, temos uma regressão temporal, com o narrador retornando a 1850 ao contar a fundação do engenho Santa Fé pelo Capitão Tomás Cabral de Melo. Mudando-se para a região antes de 1848, compra as terras e funda o engenho que acaba por fazer prosperar. Casa sua filha Amélia com Lula Chacon de Holanda, seu primo, que pouco interesse ou aptidão tem para dirigir o engenho. Adoentado, deixa sua mulher, D. Mariquinha, dirigir os negócios.

Quando morre, Lula entra em disputa com a sogra e acaba por tomar-lhe as terras e o poder. Castigando os escravos com requintes de crueldade, andando com seu cabriolé para cima e para baixo, Seu Lula vai se afastando cada vez mais do povo de Pilar e seu engenho entra em total decadência quando vem a Abolição e seus escravos debandam. Autoritário, impede os homens de se aproximarem da filha.

Epilético, tem um ataque na igreja e passa a se dedicar com fervor à religião. Empobrecido, gasta até as últimas moedas de ouro que lhe deixou o sogro. Sente uma inveja enorme de seu vizinho José Paulino e de seu engenho Santa Rosa e despreza o espírito quixotesco de Vitorino Carneiro da Cunha. Esta parte se encerra com a frase melancólica: "Acabara-se o Santa Fé".

Terceira parte: O Capitão Vitorino

Na terceira e última parte do romance predomina a ação. O capitão Antônio Silvino invade a cidade do Pilar, saqueia as casas e lojas. Invade o engenho Santa Fé, ameaça os moradores em busca do ouro escondido. Tentando defender o engenho, Vitorino é agredido e só a intervenção de José Paulino faz com que os cangaceiros desistam.

Vitorino apanha também da polícia, José Amaro e seus companheiros são presos e agredidos. No final, após serem libertados, Vitorino e o mestre José Amaro seguem rumos diferentes. O primeiro pensa em influir politicamente na região. O segundo, abandonado pela mulher, com a filha louca e expulso de sua casa, acaba por cometer o suicídio, enquanto o cabriolé de Lula passa pela estrada e o Santa Fé virou "engenho de fogo morto".

As filhas e as mulheres

Há uma sinistra simetria entre a sofredora filha de José Amaro, Marta, solteirona que aos poucos enlouquece e as duas dos senhores do engenho Santa Fé, seus antagonistas. A filha mais nova do Capitão Tomás Cabral de Melo, Olívia, enlouquece e perturba o silêncio áspero da casa grande com seus gritos.

Já a filha do Coronel Lula de Holanda, Neném, impedida pelo pai de casar-se, é melancólica e soturna. Sem filhos homens, os opositores, ensimesmados, machistas e teimosos, acabam destruindo suas filhas. As mulheres dos protagonistas também se assemelham em muito.

Sinhá Velha e Sinhá Adriana são mais práticas e racionais do que os maridos José Amaro e Vitorino, mas pouco podem contra o machismo e a teimosia dos homens. Na engenho Santa Fé, as mulheres sempre se mostram mais decididas e práticas do que o impotente Lula Chacon. Sua sogra, D. Mariquinha, comanda o engenho até a morte do marido, quando é passada para trás por Lula, que se mostra muito menos competente no comando do engenho, que acaba por ser dirigido, sutilmente, por sua mulher, D. Amélia.

Polícia ou bandido

Polícia e bandido em muito se assemelham. Tanto o capitão Antônio Silvino, o cangaceiro, quanto o tenente Maurício, chefe das tropas policiais, abusam da violência, ameaçam a todos, espancam o sonhador Vitorino, e espalham o terror por onde passam.

Mesmo se o povo, representado por José Amaro, respeita mais ao cangaceiro, as suas ações não deixam de comprovar, como o constata Vitorino, que utiliza métodos abusivos e muito próximos do terror implantado por seu opositor.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2437/2/FOGO-MORTO---Jose-Lins-do-Rego-Resumo/Paacutegina2.html

Agradeço a Gaby pelo selo a mim concedido a respeito do meio ambiente.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Gaby e a nomeação tão aguardada

Passar num concurso público não é nada fácil, principalmente quando se exige uma formação superior. No caso da minha esposa, a nobre formação em LETRAS. Este post foi redigido especialmente para dar os parabéns pela enorme e valiosa conquista em ser aprovada e nomeada no último concurso de professores de Pernambuco. Conquista que não é apenas dela, mas de todos nós que batalhamos juntos, enfrentando toda sorte de obstáculos.

Só para citar:
  • Gaby ainda não possui curso de pós-graduação, não participando assim de prova de títulos;
  • Estava grávida no último período da faculdade, ano passado;
  • No início deste ano o pai passou um mês no hospital, em Recife, por conta de um infarto, mas graças a Deus já está bem recuperado;
  • Quando da realização do concurso, estava Clarice com apenas três meses, tendo eu que ficar com a nossa bebê até o término da prova, em sala especial (detalhe: Gaby teve que sair da sala para amamentar...);
  • E, por fim, não teve tempo algum para se dedicar.
Realmente, merece um verdadeiro e sincero PARABÉNS!!! Alcançou um dos maiores objetivos que possuía na vida que era o de ser professora do estado. Agora é só se dedicar ao trabalho e à família. E, é claro, comemorar pra valer!

Mil beijos para você, meu amor.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Meu fascínio pelos Beatles

Já fui mais fanático. De 1999 a 2001 vivi a beatlemania de maneira intensa. Uma febre fora de época, por assim dizer. Acho que a música do quarteto conquista qualquer faixa etária, porquanto é suave, melódica e atraente.

No entanto, ainda é raro haver dia em que eu não ouça nenhum trecho de uma bela canção do John ou do Paul, e até do George (adoro While my guitar gently weeps :D ).

E vocês: o que acham dos Beatles?

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ingrid Betancourt libertada!


Vídeo do G1 - Portal da Globo

Uma notícia que certamente animou toda a comunidade internacional foi a libertação nessa quarta-feira (02/07/2008) de Ingrid Betancourt que estava em poder das FARCs (Forças Revolucionárias da Colômbia) desde 23 de fevereiro de 2002.

Além dela, outros 14 reféns foram resgatados após o desfecho feliz de uma operação tática do exército colombiano. Há cerca de um ano o exército nacional conseguiu infiltrar militares dentro da guerrilha que aos poucos foram ganhando a confiança dos altos postos das FARCs. A operação foi considerada perfeita. Não houve sequer disparos no momento em que, dentro do helicóptero que fez o transporte, os guerrilheiros foram rendidos pelos militares.

Esta foi uma valiosa vitória no combate ao terrorismo e ao narcotráfico. O governo não afirma, mas por certo houve contribuição norte-americana no resgate, porquanto a Colômbia representa um forte aliado dos EUA no contexto latino-americano.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Famosas pérolas do ENEM - Prioridade brasileira é educação

O Brasil não teve mulheres presidentes mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino.

O número de famigerados do MST almenta a cada ano seletivo.

Os anaufabetos nunca tiveram chance de voultar outra ves para a escola.

Vasilhas de luz refratória podem ser levados ao forno de microondas sem queimar.

O bem star dos abtantes das nossas cidades muito endepende do governo federal capixaba.

Animais vegetarianos comem animais não vegetarianos.

Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regressivo da violência urbana.

Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo da Rússia.

O Convento da Penha foi construído no século 17 mas só depois foi levado definitivamente para o alto do morro.

A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje.

Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiados puchada por 2 cavalos.

No começo, Vila Velha era muito atrazada, mas com o tempo foi se sifilizando.

Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinhas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu.

A capital da Argentina é Buenos Dias.

A principal função da raiz é se enterrar no chão.

As aves tem na boca um dente chamado bico.

A Previdência Social assegura o direito à enfermidade coletiva.

Respiração anaeróbica é a respiração que não deve passar de 3 minutos.

Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido: na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs.

Os egípcios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais.

O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro.

A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos.

O Nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes.

Os Estados Unidos tem mais de 100.000 km de estradas de ferro asfaltadas.

As estrelas servem para esclarecer a noite. Não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas.

República do Minicana e Aiti são países da ilha América Central.

As autoridades estão preocupadeas com a proleferação da pornofonografia na internet.

A ciência prejudica tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly.

O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória, mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar.

A devassa da Inconfidência Mineira foi Marília de Dirceu, a amante de Tiradentes.

Hormônios são células sexuais dos homens masculinos.

Os primeiros emegrantes no Espírito Santo construíram suas casas de talba.

Onde nasce o sol é nascente, onde desce é decente.

A terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados do mundo. Os outros planetas menos demográficos são: Mercúrio, Vênus, Marte, Lua e outros 4 que eu sabia mas esqueci e está na hora de entregar a prova, a senhora não vai esperar eu lembrar, vai? Mas tomara que não baixe minha nota por causa disso, porque esquecer a memória em casa todo mundo esquece um dia, não esquece?

sábado, 28 de junho de 2008

Amanhã

Amanhã pode ser muito tarde
Para você dizer que ama,
Para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa,

Para você dizer que quer
tentar de novo...
Amanhã pode ser muito tarde
Para você pedir perdão,
Para você dizer:
Desculpe-me, o erro foi meu!...

O seu amor, amanhã, pode já ser inútil;
O seu perdão, amanhã, pode já não ser
preciso;
A sua volta, amanhã, pode já não
ser esperada;
A sua carta, amanhã, pode já não ser lida;
O seu carinho, amanhã, pode já não
ser mais necessário;
O seu abraço, amanhã, pode já não
encontrar outros braços...
Porque amanhã pode ser muito
...muito tarde!

Não deixe para amanhã para dizer:
Eu amo você!
Estou com saudades de você!
Perdoe-me!
Desculpe-me!
Esta flor é para você!
Você está tão bem!...

Não deixe para amanhã
O seu sorriso,
O seu abraço,
O seu carinho,
O seu trabalho,
O seu sonho,
A sua ajuda...

Não deixe para amanhã para perguntar:
Por que você está triste?
O que há com você?
Ei!...Venha cá, vamos conversar...
Cadê o seu sorriso?
Ainda tenho chance?...
Já percebeu que eu existo?
Por que não começamos de novo?
Estou com você.
Sabe que pode contar comigo?
Cadê os seus sonhos?
Onde está a sua garra?...
Lembre-se:
Amanhã pode ser tarde...muito tarde!
Procure. Vá atrás! Insista!
Tente mais uma vez!
Só hoje é definitivo!
Amanhã pode ser tarde...

(autor desconhecido)

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Para o Direito, o que é prova diabólica?

Interessante questão estudada em Processo Civil 2 neste semestre foi a da prova diabólica, inserta no capítulo da teoria geral da prova. Ao folhear meu material de estudo, deparei-me com esse tópico, o que aguçou a minha curiosidade de "filólogo".

Prova diabólica é aquela quase impossível, senão impossível de ser produzida ante a dificuldade nos meios para sua obtenção. Um exemplo bem visto é a do sujeito ter que provar que não possui nenhum imóvel em seu nome, o que levaria a buscar certidões negativas em todos os cartórios de imóveis do mundo. Isso mesmo, do mundo!! Coisa que não pode gerar presunção iuris tantum de veracidade para o sujeito passivo, alvo de uma alegação desse tipo de prova. Cabe à parte que a suscitou, arcar com o ônus objetivo da falta da sua produção.

Agora, resta-nos saber por que uma denominação tão pejorativa para essa classe de prova. De acordo com o dicionário Priberam on-line (http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx), o vocábulo diabólico, do latim diabolicu, pode significar - além de "relativo ao Diabo" - "difícil de perceber ou de resolver"; "intricado". Daí a denominação.

Acima de tudo, prova diabólica também pode significar para muitos uma prova extremamente difícil. Como a que respondi na faculdade, por exemplo! É dose!!!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Site da Câmara Municipal de Igarassu

Pessoal, meu último trabalho na área de websites foi o portal da Câmara Municipal de Igarassu. Ele foi projetado com muita dedicação e possui serviços interessantes ao cidadão de Igarassu, tais como: Indicações dos Vereadores, Leis do Município, Perfil de cada Vereador, Sessão on-line e ao-vivo. Este último recurso é novidade na região, fazendo com que todos tenham acesso às reuniões em plenário.

O endereço é www.camaradeigarassu.pe.gov.br

Fonte: http://www.wallacecampos.com/

Espero que gostem...

sábado, 14 de junho de 2008

Momento Poético: Balão Junino

Nada mais oportuno que um poema que fiz para Gaby no trajeto Recife-Limoeiro.

"Que lindo é o nosso amor em dia de festa
Tão colorido qual um balão junino
Bonito mesmo!
Como amor de menino
Quando se toca não se sente
Quando se sente já não existe mais"



Deu pra entender? Responda comentando.
Te amo, Gaby! Bjo...

P.S. Não solte balões!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Kelsen e o Estado Nazista de Direito

Quando o jurista austríaco Hans Kelsen lançou sua Teoria Pura do Direito no ano de 1934, não pensara ele que causaria um estardalhaço enorme no meio jurídico, principalmente no pós-guerra. Isso porque as bases nas quais se fundam as idéias kelsenianas são de ordem positivo-formalista.

Para o ilustre jurista o Direito é atividade do Estado, não importando se uma determinada norma é legítima ou justa, pois, se ela existe (vigência) e consegue se impor (força/eficácia) é o bastante. Um detalhe importante é que o termo "PURA" do título da obra alude a uma tentativa de expor o Direito como ciência autônoma, puramente lógica e normativista. E essa purificação se daria de várias formas, sobretudo na axiologia, onde seriam expurgados valores corruptores do sistema, em especial os políticos. Para Kelsen os juízos políticos são exteriores ao sistema jurídico e tinham lugar na criação de normas gerais e abstratas pelo Legislador Racional.

O que quero dizer com o exposto, é que para o nosso jurista há Direito independentemente de sua legitimidade. Se o indagássemos se o Estado Totalitário Nazista era de Direito, a resposta seria, irremediavelmente, afirmativa. Sim, é de Direito, uma vez que todo e qualquer Estado é de Direito, seja qual for a ordem jurídica estabelecida. Haverá um Estado Liberal de Direito, um Estado Social-democrático de Direito, um Estado Nazista de Direito e um Estado Comunista de Direito.

Essa forma de pensar resultou em severas críticas doutrinárias e conferiu a Kelsen o título de nazista, não obstante a perseguição sofrida por ele, quando várias outros juristas permaneceram na Alemanha durante a Segunda Grande Guerra. Ele se viu obrigado a emigrar para os Estados Unidos, onde passou a lecionar na Universidade de Berkeley.

É famosa a crítica feita por Gustav Radbruch, em Cinco Minutos de Filosofia do Direito, publicado em 12 de setembro de 1945: "Esta concepção da lei e sua validade, que chamamos Positivismo, foi a que deixou sem defesa o povo e os juristas contra as leis mais arbitárias, mais cruéis e mais criminosas. Torna equivalentes, em última análise, o direito e a força, levando a crer que só onde estiver a segunda estará o primeiro".

No entanto, o valor do pensamento kelseniano mostrou-se forte com o passar dos anos, sendo Kelsen apontado como um dos maiores contribuintes da Ciência do Direito, senão o maior, esta que o mesmo ajudou a edificar. Embora alguns dos seus conceitos encontrem-se reformulados por estudos hodiernos, o alcance de seu pensamento é imensurável. Nos dias de hoje, é impossível passar pela faculdade sem "cruzar" com textos e livros desse renomado cientista do Direito.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Momento Poético

Versos Salutares

Eu tenho um coração maior que o mundo!
Tu, formosa Gabriella, bem o sabes
Um coração... e basta
Onde tu mesma cabes

*********
By myself

segunda-feira, 12 de maio de 2008

¼ de século de existência

Estou postando numa data especial para mim. Doze de maio é o meu aniversário!! E neste ano de 2008 estou completando 25 anos de idade, ou seja, ¼ de século de existência.

Embora possa parecer muito tempo, os últimos sete anos para mim foram corridos. Passaram sem eu mesmo sentir. Acho que quando ganhamos independência pessoal e financeira e cuidamos do nosso próprio destino, as responsabilidades aceleram o compasso do tempo.

É, com certeza, o melhor de meus aniversários. Por tudo estar dando certo, com a graça de Deus. E, sobretudo, por Clarice fazer parte da minha vida, juntamente com a melhor esposa do mundo.

No dia de hoje, já recebi os devidos parabéns das pessoas que gostam de mim e também das menos próximas. Já ouvi Beatles. Já fui ao trabalho. Só não irei à faculdade porque seria um contra sensu estar longe de casa por 7 horas do meu grandioso DIA. Se eu morasse na capital, certamente iria comemorar, também, em sala com meus nobilíssimos colegas de turma.

Vinte e cinco anos! Fazer o quê né? A vida segue seu curso, independente da nossa vontade. Saudades do tempo de criança, quando eu contava nas unidades... Agora contarei os de minha filha, ao fazer da infância dela a minha infância perene.

Faltam-me apenas plantar uma árvore frondosa e escrever um livro, uma vez que a qualidade de PAI já fora conquistada!

Agradeço à minha família e aos amigos que lembraram de mim nesta data. Especialmente à Gaby, Clarice, meus pais, meu sogro e minha sogra. Aproveito e parabenizo meu sogrão, DNALDO, que, assim como a Fênix, renasceu para uma nova vida. Ele também aniversaria hoje.

NEC PLUS ULTRA

terça-feira, 22 de abril de 2008

O retorno...

Atendendo ao pedido de minha querida esposa, Gaby (http://horizontemaximo.blogspot.com/), volto à cena da literatura para poucos conhecidos. E nada melhor para um retorno do que falar da própria vida, e no meu caso, da família que se renova.

Ando muito feliz por conta da nossa dádiva maior que Deus nos concedeu: CLARICE. Cheia de luz e energia, veio para dar-nos alento e felicidade nesta dura jornada. Clarice, com quase 4 meses de idade, nos surpreende a cada dia com as peripécias próprias de um bebê saudável. Gaby e eu não paramos de fotografar e produzir vídeos para que nada escape aos "autos". Embora boa parte fique eternizada em nossa memória, o melhor a fazer é registrar os fatos, materialmente.

Ainda estou me familiarizando com a idéia de ser pai, o que implica em ter maiores responsabilidades. Mas, corroborando o que outras pessoas afirmam, acho que isso já é algo próprio do meu Ser. É ontológico, por assim dizer. É maravilhoso para um pai, ao chegar em casa, ver sua filha (ou filho) ficar feliz com a sua chegada. Aí é quando o cansaço não é cansaço. Quando problemas não são problemas. E quando a vida, continuamente, se renova... Para a nossa alegria!

Aos meus dois amores: um grande beijo!

Foto: Clarice, 3 meses e meio

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Hoje é o dia da procissão

Hoje é o dia da procissão de São Sebastião. Inicialmente, convêm-nos conhecer a etimologia das palavras “procissão” e “Sebastião”. Procissão vem do latim processione e significa “cortejo”, “acompanhamento”. Já Sebastião deriva do grego sebastós, significando “divino”. Conseqüentemente, poderíamos dizer que hoje é o dia de acompanhar o divino santo.

Deixemos o estudo etimológico de lado e falemos dessa maravilhosa tradição. A cada ano a procissão de São Sebastião vem ganhando mais adeptos. São pessoas de vários lugares do estado, principalmente das regiões circunvizinhas. Pessoas que, em sua maioria, vêm pagar promessas, agradecer e homenagear o Santo pela graça alcançada. Saindo do Alto que leva o seu nome, percorre todo o centro da cidade, culminando na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, a Matriz, onde a fé de todos os devotos eleva-se aos céus, ao mesmo tempo em que são entoados os cânticos ao nosso padroeiro.

Afora isso, Limoeiro não seria a cidade que é, alegre, religiosa e cheia de vida, não fosse o culto a São Sebastião. Isso porque, só para lembrar, são 115 anos de muita fé. Quantos de nossos antepassados não o cultuaram? Milhares. E quantas graças não já foram perpetradas no coração e na vida dos devotos? Incontáveis. A tradição mostra-se forte.

Assim, não poderíamos deixar de falar o quão esse mártir e santo cristão significa para todos os que lutam e clamam por justiça e paz de espírito. Assim, lembremo-nos do que Jesus falou a seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 16.24,25).

Viva São Sebastião!

Wallace C. C. Albuquerque
Jornal da Festa - Jan/2007